Na última reunião da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados deste ano, tivemos a alegria de lançar a Plataforma Unificada da Cultura. O conteúdo foi produzido em colaboração com os mandatos que compuseram a Comissão ao longo de 2021.
Frente aos reiterados ataques à Cultura, às artes e à liberdade de expressão perpetrados pelo governo Bolsonaro, a CCULT se firmou como um espaço fundamental de resistência e de diálogo.
Com o documento que compartilhamos aqui, a proposta é de sistematizar as proposições necessárias à reestruturação dos pilares fundamentais do setor da cultura, delimitando um programa mínimo para orientar a continuidade da luta na defesa da cultura nacional e a garantia dos direitos constitucionais de acesso e universalização da cultura.
Um salve especial à deputada federal, Alice Portugal (PC do B), presidenta da CCult e coordenadora desse material fundamental, à equipe técnica que se dedicou à sua construção, e às e aos colegas de Comissão. O material pode ser acessado aqui:
Foto: Tamás Bodolay