Nosso mandato acaba de acionar o governo de Minas Gerais por providências urgentes com relação às comunidades de Tejuco, Monte Cristo, Piedade do Paraopeba e Córrego do Feijão, em Brumadinho. Desde o último sábado, moradores dos diferentes distritos têm nos acionado, relatando alagamentos, obstrução das vias de acesso e falta de bens básicos, como alimentos e água. É grande o medo de rompimento das estruturas das mineradoras do entorno.
No Tejuco e em Monte Cristo, um dique da mineradora Tejucana estourou, deixando as comunidades completamente inacessíveis. Até esta terça-feira, a Defesa Civil ainda não havia conseguido chegar até o local. A parte baixa de Piedade do Paraopeba está alagada e moradores denunciam que a Vallourec teria aberto sem aviso algum o vertedouro da barragem Santa Bárbara, que integra o mesmo complexo da Mina Pau Branco. Córrego do Feijão, que foi devastada pelo crime da Vale há três anos, está sem energia há mais de 30 horas.
Pedimos providências urgentes para garantir a segurança da população, além do acesso à água potável e energia elétrica e do desimpedimento das vias de acesso. Solicitamos também que sejam exigidas da Vallourec e da Mineração Tejucana medidas imediatas de compensação dos danos individuais, coletivos e difusos sofridos pela comunidade. A Prefeitura de Brumadinho, a Defesa Civil, a Copasa, a Cemig e o Ministério Público também foram acionados.